quinta-feira, 10 de março de 2011

Quem usa as calçadas? Quem paga? Responsabilidades?

2 comentários:

ghidini disse...

Cascaes,
Oprtuno seu coemntário. Tenho a acrescer, que em Curitiba, existem vários tipos de pavimentação para as calçadas, que segundo a legislação atual, é de responsabilidade dos proprietários a sua construção e conservação de acordo com a tipologia determinada pelo zoneamento municipal. Na regiao central de Curitiba, o padrão é a “pedra lascada”, algo que fica entre o neolítico e o mundo feudal creio, pois o nível de conforto ao usuário é nulo.

Existem poucas calçadas em Curitiba, que conseguem responder ao quesito conforto de forma satisfatória, porém esse padrão é sem dúvida um dos piores, se não o pior deles.

Com relação à fluidez e a segurança, verificamos também, vários problemas de interferência do mobiliário urbano que por vezes impede o fluxo de forma aceitável (em especial aos portadores de mobilidade reduzida) e podem ser obstáculos causadores de acidentes.

Como a responsabilidade legal é do proprietário, fica a prefeitura isenta de qualquer ônus que venha a ocorrer a um munícipe por um acidente na calçada. Aliás, conheço várias pessoas que nas mercês, sofreram quedas e que nunca se recuperaram totalmente.

Temos que mudar isso urgentemente!

Anônimo disse...

Pra mim é tudo papo furado. Gostaria de saber quanto cada proprietário da rua Fredolin Wolf pagará pelas calçadas feitas em frente às suas casas após a "revitalização" da mesma. Ou com a "revitalização nada é cobrado ? Se assim for, porque os moradores da David Tows não foram tratados da mesmo forma ? É que o prefeito e alguns vereadores meia-boca (Derosso , Francisco Folha do Boqueirão e Mauro Moraes) estão se gabando da obra, mas as calçadas não foram feitas. Há lugares que a rua ficou com um desnível tão grande que o morador terá que gastar alguns caminhões de terra para acertar o problema. Isto sem contar que a rua está mais estreita que antes e próximo à rua Marte chega a ter só duas pistas. Se um carro estragar por alí, pára tudo. Esta é a cidade da família...
...Da família dos ricos e poderosos.
Pessoas com problemas de locomoção não podem morar na David Tows, pois terão que andar pela rua dividindo espaço com os carros.